De 1 de setembro de 1939 até 8 de Maio 1945 a Europa viu-se mergulhada num conflito que mudaria para sempre a sua história, a Alemanha nazi e os seus aliados (as forças do Eixo) defrontaram a Grã-Bretanha, França, EUA, URSS e outros países, (denominados como os Aliados), esta guerra, a mais mortífera da nossa história colectiva, custaria a vida a aproximadamente 50 milhões de militares e civis.

Nela seriam cometidas algumas das maiores atrocidades da história humana, como a extermínio de 6 milhões de judeus nos campos de concentração Nazis (como Auschwitz, Dachau ou Treblinka por exemplo), contudo teríamos e saberíamos também de verdadeiros heróis como Oskar Schindler que salvou 1200 judeus, ou Aristides de Sousa Mendes cônsul português que em 1940 durante três dias concedeu vistos de entrada em Portugal a milhares de refugiados, muitos deles judeus, que fugiam da Alemanha, da Áustria, da França e dos países já ocupados.

Após 5 anos e 5 meses, a longa noite em que a Europa estava mergulhada, finalmente acabaria com a rendição incondicional da Alemanha aos Aliados e assim poder-se-ia começar a reconstruir o velho continente.

Nunca nos devemos esquecer deste dia, hoje mais do que nunca é importante celebramos esta data, para que nunca nos esqueçamos do que os populismos e os extremismos são capazes e do quão destrutivos eles podem ser.

“Unidas, as nações amantes da paz demonstraram no Ocidente que as suas armas são muito mais fortes do que o poder dos ditadores, da tirania e dos grupos militares que antes nos chamavam de fracos.”

Harry S. Truman 8 de Maio de 1945